Sejam bem vindos! O conhecimento espera por vocês! Aprender e se divertir é o nosso objetivo !

É possível salvar nosso planeta.
Basta só você também fazer a sua parte.
Volte sempre !

Qual é o Dia Mundial do Meio Ambiente ?

terça-feira, 29 de junho de 2010

Abc da Natureza

A ÁRVORE que dá sombra que dá frutos.

a BALEIA que vive a nadar pelo mar.

a CACHOEIRA que vive a vida a correr.

o DINOSSAURO que viveu a milhares de anos atrás...

a ECOLOGIA que é a ciência que estuda a vida.

a FIGUEIRA que é árvore frondosa e faceira.

a GIRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.

o HIPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.

o ÍNDIO que vive em aldeias na mata.

o JACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.

a LARANJA que guarda um suco saboroso.

o MAR que é imenso e tem água.

a NATUREZA que nos encanta com sua beleza.

o OZÔNIO que protege a Terra.

o PLANETA que vive a vida a girar.

o QUATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.

o RIO que corre para o mar como quem vai se atrasar.

a SELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.

a TERRA que é o Planeta em que vivemos.

o UNIVERSO que é onde existem os planetas, estrelas e asteróides.

o VENTO que é o ar em movimento.

o XAXIM que é a planta que tem tronco formado por raízes.

e ZELAR pelo nosso amado Planeta Terra

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vandalismo

No mesmo parque, vemos um grande número de árvores que não são brasileiras, como Jaqueiras e Leucenas. Estas espécies exóticas competem de maneira agressiva com as árvores nativas, privando-as do pouco espaço que resta em nossas florestas. Um retrato de como a importância de proteger as espécies nativas do Brasil vem sendo desprezada.

Para se ter uma ideia do problema, até mesmo o Pau Brasil (Caesalpinia echinata), que deu nome ao nosso país, encontra-se na lista do IBAMA de espécies ameaçadas de extinção. Isso sem citar as que já foram extintas.

Somente as plantas nativas podem recuperar o equilíbrio conquistado ao longo de milhões de anos de evolução. Você pode fazer sua parte plantando essas árvores. Semeie esta ideia!
a com as árvores nativas, privando-as do pouco espaço que resta em nossas florestas.



domingo, 27 de junho de 2010

O futuro é agora.


Mata Atlântica :

Não podemos falar do futuro da Mata Atlântica sem lembrar um pouco do passado e neste caso, um passado marcado a ferro e fogo, às custas de muita destruição, que faz com que não possamos esperar mais para tomar atitudes contundentes em relação às ações a serem implementadas para salvar o que restou e recuperar o que é preciso.

Na Mata Atlântica vive hoje cerca de 80% da população brasileira e temos 3.409 municípios, o que significa que por um lado temos uma pressão grande sendo feita ainda sobre os 7,4% de remanescentes que restam, mas também que se nos unirmos, teremos um contingente muito grande de pessoas trabalhando por sua conservação.

Este Bioma, que é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, está literalmente em nossas mãos. Preservar e recuperar a Mata Atlântica representa um compromisso e um desafio que deve ser assumido por cada cidadão, porque só assim conseguiremos atingir nosso objetivo.

A Rede de ONGs da Mata Atlântica, que surgiu em 1992 e hoje conta com 257 instituições filiadas, em 17 Estados brasileiros, tem trabalhado para que sejam aprovadas legislações especificas para servirem como ferramenta de ação nos processos de conservação. Neste caso, vale a pena falar do Decreto 750 de 93, de várias Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente e sem dúvida, na Lei da Mata Atlântica que tramita no Congresso há 12 anos e que ao que tudo indica está prestes a ser finalmente aprovada.

Com a aprovação da Lei, que é moderna, clara e didática, e a edição de alguns programas ambientais por parte do governo, a sociedade terá as ferramentas das quais precisa para aproveitar oportunidades na Mata Atlântica, advindas principalmente com projetos de preservação, recuperação, ecoturismo e negócios. Importante lembrar, que para aproveitar bem as oportunidades é imprescindível que se estabeleçam parcerias estratégicas entre os vários setores da comunidade.

Enfim, o futuro da Mata Atlântica é agora porque temos um débito com o passado e temos um compromisso com as próximas gerações, mas principalmente o futuro é agora porque é agora que temos as chances na mão para fazer alguma coisa.

sábado, 26 de junho de 2010

Atitudes

O que VOCÊ pode fazer para preservar o meio ambiente:

A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta. Abaixo, as atitudes que você pode tomar, seguindo o lema: "Pense globalmente, aja localmente".

Reduza desperdícios de toda ordem. Quando mais recursos são desperdiçados, tanto a mais é preciso tirar do meio ambiente.

Evite o consumo desnecessário de energia. Não há produção de energia sem impacto ambiental. Compre eletrodomésticos e lâmpadas eficientes, mantenha seus aparelhos sem vazamentos, não deixe luzes acesas. Opte por residências com boa iluminação natural, use aquecimento solar.

Reduza o uso de veículos, sobretudo em dias de inversão térmica. Pelo menos uma vez por semana, deixe seu carro em casa.

Recicle seu lixo. Separe papéis, garrafas, vidros, plásticos e latas. entregue a sucateiros. A reciclagem diminui a demanda por matérias-primas virgens e reduz o consumo de energia.

Evite os descartáveis. Embalagens de espuma, frascos one-way, latas de cerveja e plástico são materiais difíceis de degradar no ambiente. Também provocam poluição atmosférica, quando queimados.

Reduza o consumo de água. A água encanada demanda energia e tratamento para chegar até sua casa. Evite vazamentos e desperdícios.

Boicote produtos que causam impacto ambiental, como spray com CFC.

Boicote alimentos e mercadorias que implicam na morte de animais selvagens ou dano à flora: palmito silvestres, xaxins, orquídeas, atum, tartaruga (carne, ovos e subprodutos do casco), colares de coral, casacos de pele, bolsas e cintos de jacaré, peças de marfim.

Não compre animais silvestres para criar em casa. Não estimule o comércio ilegal da fauna. Micos, macacos, onças, tucanos, araras, papagaios, tartarugas, peixes ornamentais fazem falta na natureza. Tenha mascotes nascidos e criados em cativeiro.

Não jogue lixo na natureza ou nas ruas das cidades. Não deixe um rastro de sujeira por onde passa.

Use corretamente produtos químicos, pesticidas, substâncias tóxicas. Verifique a destinação adequada dos restos. Não contamine o lixo e o esgoto de sua cidade.

Proteja parques, áreas verdes, praias, rios e mares. Não compre lotes irregulares no litoral. Não construa sobre o mangue.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A natureza é sábia.


A natureza é sábia. Sábia, abundante e paciente. Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos. Abundante em sua diversidade, em sua riqueza genética, em sua maravilha e em seus encantos. E é paciente. Não conta seus ciclos em horas, minutos e segundos, nem no calendário gregoriano com o qual nos acostumamos a fazer planos, cálculos e contagens. Sobretudo é generosa, está no mundo acolhendo o homem com sua inteligência, seu significado divino, desbravador, conquistador e insaciável. Às vezes, nesse confronto, o homem extrapola seus poderes e ela cala. Noutras, volta-se, numa autodefesa, e remonta seu império sobre a obra humana, tornando a ocupar seu espaço e sua importância. No convívio diuturno, a consciência de gerações na utilização dos recursos naturais necessita seguir regras claras que considerem e respeitem a sua disponibilidade e vulnerabilidade. E assim chegamos ao que as sociedades adotaram como regras de convivência, as práticas que definem padrões e comportamentos, aliadas às sansões aplicáveis para o seu eventual descumprimento: as leis. A natureza é abundante, mas seus recursos exauríveis e a predação continua explícita e irremediável, e apesar das leis, não há fiscalização e nem seu cumprimento, porém a natureza, como já disse, além de abundante, paciente é sábia e sua lei - a Lei da Natureza - não falha, punirá e será cumprida!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Reflexão


Quando os homens
não olham para a natureza,
julgam sempre poder melhorá-la




A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Separe !

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de plástico

Vai para o latão

Da cor...

Vermelha

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de papel

Vai para o latão

Da cor...

Azul

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de vidro

Vai para o latão

Da cor...

Verde

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todos restos de alimento

Galhos, folhas naturais

Vão para o latão

Da cor...

Marrom

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todos resíduos de metal

Vão para o latão

Da cor...

Amarela

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

Vamos ver se você ainda sabe?

Plástico na lata vermelha

Papel na lata azul

Vidro na lata verde

Metal na lata amarela

E na lata marrom vão os

restos de alimentos, galhos e folhas

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão, que respeita o ambiente.


terça-feira, 22 de junho de 2010

Sou Natureza !

Aqui é lugar de ampliar os sentidos

Onde as cores são mais vivas

Os cheiros são mais suaves

Os ruídos ecoam

E vão ao coração

Lugar de magia

Reino dos contos

De duendes e fadas

Sou um cogumelo

Sou um grilo

Sou a libélula que abraça o arbusto

Sou a flor sino a gotejar

O orvalho da madrugada

Sou o lagarto

Que se entrega ao sol

Preguiçosamente

E sou um sapo

Que emerge do açude de carpas

Eu, tão perto de todas as formas de vida

E tão longe preso pelas grades da cidade.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hora de conscientizar-se !

Você sabe o que é Educação Ambiental ? E Meio Ambiente?

Vê lá, hein...Às vezes, a gente pensa que sabe, diz que sabe, e quando vai ver tá completamente por fora. Mas se você realmente souber, parabéns.

Para aqueles que ainda não sabem o qual é diferença entre Educação Ambiental e Meio Ambiente, vamos dividir a informação:

Meio Ambiente é tudo que está à nossa volta. Todas as coisas que estão por aí, por onde você passa quando vem para o trabalho, quando vai passear no final de semana, os lugares para onde você viaja, tudo faz parte do seu meio ambiente.

A sua casa é seu meio ambiente... e tantos outros lugares que a gente pode ficar o dia inteiro enumerando. O importante mesmo você já sabe: meio ambiente é o lugar onde você vive.

Educação Ambiental é um jeito de tratar o meio ambiente.

Entendeu?

A gente usa educação ambiental para tornar o lugar em que a gente vive muito melhor. Quer dizer, se você tomar alguns pequenos cuidados vai notar a diferença ao seu redor.

Dica no 1 = Cuidado com a arrumação:

Muita gente pensa que pra cuidar do meio ambiente basta não sujá-lo. Mas, além de tomar cuidado com a água, com o ar e com o desperdício, é bom lembrar da arrumação. Quem deixa o meio ambiente desarrumado torna ele tão sujo quanto quem acumula lixo em locais inadequados.

Dica no 2 = Reciclagem:

Todo mundo sabe que as árvores são importantes para que o ar seja renovado. Ou você não sabe? Pois fique sabendo. Sem elas nosso meio ambiente fica muito prejudicado.

Acontece que o papel é feito da madeira das árvores. Então, já que você precisa de papel e precisa também das árvores, vamos fazer o seguinte: quando for jogar fora qualquer tipo de papel, use uma lixeira diferente da que você usa habitualmente para tudo o que é lixo. Você vai dar o nome a esta lixeira de Papel para Reciclagem.

Reciclagem? É.

Hoje em dia, é possível transformar papel usado em papel novo, de maneira que menos árvores precisem ser cortadas para que todos nós tenhamos papel. O nome disso é Reciclagem.

Mas atenção, não é só com papel que se faz reciclagem, não...Muitas outras coisas podem se recicladas, como plástico, latas, garrafas. Já deu pra perceber que reciclar é transformar o "lixo" em outras coisas muito úteis para as pessoas.

Agora, veja bem: sem reciclar, o lixo vai se decompondo até desaparecer. Porém, isto pode levar meses, anos, séculos! Você vai esperar? Ainda bem que não.

Veja o quadro abaixo:

Material Tempo de Decomposição
casca de banana ou laranja 2 anos
papel plastificado 1 a 5 anos
meias de lã ou filtro de cigarro 10 a 20 anos
saco de plástico ou tecido nylon 30 a 40 anos
ouro ou lata de estanho até 50 anos
lata de alumínio 80 a 100 anos
garrafa de vidro 1 milhão de anos
garrafa plástica tempo indefinido

Agenda 21

O que é a Agenda 21

Agenda 21 é um conjunto de resoluções tomadas na conferência internacional Eco-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 3 e 4 de junho de 1992. Organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. Na Agenda 21 cada país definiu as bases para a preservação do meio ambiente em seu território, possibilitando o desenvolvimento sustentável.

Principais temas tratados na Agenda 21

- Combate à pobreza.

- Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.

- Sustentabilidade e crescimento demográfico.

- Proteção da atmosfera.

- Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra.

- Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.

- Combate à desertificação e seca.

- Preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis.

- Desenvolvimento rural com sustentabilidade.

- Preservação dos recursos hídricos, principalmente das fontes de água doce do planeta.

- Conservação da biodiversidade no planeta.

- Tratamento e destinação responsável dos diversos tipos de resíduos (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos).

- Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.

- Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Enquete


Por que jogar papel no chão, invés de jogar no lixo ?

Você joga lixo no chão de sua casa ?

domingo, 6 de junho de 2010

Preserve a vida !



Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água !


Guilherme Arantes


Será que ainda dá pra salvar o Planeta ?

Ainda dá tempo, sim! Se, com o bater das asas de uma borboleta, um furacão se forma do outro lado do mundo, com pequenos atos , nós podemos transformar não um só lado do mundo, mas o planeta inteiro! Se todos acreditarem, e mudarem seus velhos hábitos, o planeta logo mudará, e para melhor!

E você o que está fazendo de braços cruzados ?

Ajude a preservar a vida. Você também faz parte dela !

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente



O Dia Mundial do Meio Ambiente
foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.

Desde então no dia 5 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


Alguns dos principais esforços em relação ai Meio Ambiente são :

Mostrar o lado humano das questões ambientais,

Capacitar as pesssoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável,

Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem suas atitudes em relação ao uso de recursos e das questões ambientais,

Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Este ano o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.

E O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA QUE O FUTURO DO PLANETA SEJA DIFERENTE ?

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Gestão Ambiental

O que é Gestão Ambiental

Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Métodos e objetivos principais da gestão ambiental:

- Uso de recursos naturais de forma racional.

- Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade.

- Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos.

- Utilização sustentável de recursos naturais.

- Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.

- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

- Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero.

- Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.

- Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.

Importância para as empresas

A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.

Biodiversidade

O que é biodiersidade (conceito)

A palavra biodiversidade é um neologismo construído a partir das palavras biologia (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.

Exemplos

Se prestarmos atenção na natureza, poderemos entender melhor este conceito. Existe uma grande variedade de espécies dentro de cada comunidade, habitat e ecossistema. Entre as árvores, por exemplo, existe uma grande diversidade de espécies. O mesmo acontece entre os vírus, fungos, as bactérias, as aves etc. Se pegarmos como exemplo o ecossistema da Amazônia: quantas espécies animais e vegetais vivendo em um perfeito equilíbrio. Portanto, podemos afirmar que existe uma diversidade neste ecossistema, ou seja, podemos usar o termo “ a biodiversidade da Floresta Amazônica”.

O surgimento deste termo está relacionado diretamente com o aumento da consciência ecológica no final do século XX, principalmente a respeito da extinção de espécies animais e vegetais. Em seu sentido mais amplo, biodiversidade significa “vida sobre a Terra”.

A biodiversidade pode ser subdividida em três níveis:

1) diversidade genética: que corresponde a diversidade dos genes numa espécie (diversidade intra-específica);
2) diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais;
3) diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas presentes em nosso planeta.

Você sabia?

- Que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade?

Em função disto, ocorrerão diversos eventos no mundo todo com o objetivo de divulgar a importância da biodiversidade para o nosso planeta. Ocorrerão também eventos voltados para a preservação da diversidade de espécies em nosso planeta.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Reciclagem de papel

Introdução

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.

Importância

A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel.

Coleta

Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel.

Tipos de papéis recicláveis

Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.

Como fazer papel reciclado em casa (reciclagem caseira)

1º - Separe o papel que não está mais sendo utilizado, recorte em pequenos pedaços e coloque num recipiente com água. Deixe assim durante um dia completo.
2º - Pegue este papel molhado e bata num liquidificador ou mexa bastante até dissolver e virar uma espécie de massa.
3º - Coloque esse massa espalhada (no formato fino) numa espécie de rede fina e cubra com um peso que terá a função de prensar.
4º - Depois de 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar, de preferência em ambiente seco ou ao sol.

Leis Ambientais Brasileiras

- Novo Código Florestal Brasileiro - Lei nº 4771/65 (ano 1965)

- promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, ...são bens de interesse comum a todos os habitantes do País.

- Política Nacional do Meio Ambiente - Lei nº 6938/81 (ano 1981)

- tornou obrigatório o licenciamento ambiental para atividades ou empreendimentos que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas.

- Lei de Crimes Ambientais - Decreto nº 3179/99 (ano 1999)

- instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais.

- Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC) - Lei nº 9985/2000 (ano 2000)

- definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental.

- Medida Provisória nº 2186-16 (ano 2001)

- deliberou sobre o acesso ao patrimônio genético, acesso e proteção ao conhecimento genético e ambiental, assim como a repartição dos benefícios provenientes.

- Lei de Biossegurança - Lei nº 11105 (ano 2005)

- estabeleceu sistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.

- Lei de Gestão de Florestas Públicas - Lei nº 11284/2006 (ano 2006)

- normatizou o sistema de gestão florestal em áreas públicas e criou um órgão regulador (Serviço Florestal Brasileiro). Esta lei criou também o Fundo de Desenvolvimento Florestal.

- Medida Provisória nº 458/2009 (ano 2009)

- estabeleceu novas normas para a regularização de terras públicas na região da Amazônia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Animais em extinção

Com a redução das florestas e o tráfico de animais silvestres, muitas espécies de animais estão entrando em extinção. Governos de diversos países e sociedades protetoras de animais tem investido recursos para evitar tal violência contra os animais.

Pesquisas e causas da extinção de espécies animais

As últimas pesquisas apontam que milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos. Muitas destas espécies jamais serão conhecidas por gerações futuras. Sabemos que, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para determinados tipos de doenças.

Os cientistas não conseguem calcular com exatidão o número de espécie de seres vivos que habitam o nosso planeta. A diversidade biológica é muito grande, porém estima-se que haja em torno de 10 a 15 milhões de espécies da fauna, flora e microorganismos. Deste total, de 5 a 8 milhões seriam insetos, 400 mil seriam plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamíferos e 10 mil aves.

O relatório Planeta Vivo, elaborado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), aponta uma queda significativa na quantidade de espécies entre 1970 a 1995. Este estudo monitorou diversas espécies e chegou a triste conclusão de que 35% dos animais de água doce foram extintos neste período. Com relação aos animais marinhos, a perda foi maior, pois atingiu a ordem de 44%.

Um outro relatório importante, fruto de pesquisas, também apontou dados preocupantes. A União para a Conservação da Natureza ( UICN ) mostrou que um quarto das espécies conhecidas pelo homem estão ameaçadas de extinção. Entre estes animais, podemos destacar: o panda gigante da China, o elefante africano, o cervo-da-tailândia, o cavalo selvagem da Europa Central, o bisão da França, a baleia-azul, o leopardo, o lobo-vermelho, o orangotango, entre outros.
Entre as espécies vegetais, podem desaparecer do planeta as orquídeas de Chiapas, no México, e as bromélias da América e da África.

No Brasil a situação não é diferente. O tráfico de animais silvestres, as queimadas e as agressões aos ecossistemas colocaram vários animais brasileiros na triste lista dos animais em extinção. São alguns exemplos: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo-do-Pantanal, jaguatirica, lobo-guará, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro, entre outros.


No ano 2000, a revista Nature divulgou a existência de 25 locais da biodiversidade Cerrado Brasileiro. mundial que devem receber uma atenção urgente por parte das autoridades, pois são regiões que concentram um maior número de animais em vias de extinção. Entre estas regiões, a revista destacou: as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e

Conclusão :

Infelizmente o homem tem demonstrado uma dificuldade grande em viver em harmonia com a natureza. As espécies animais e vegetais sempre foram vítimas da violência e degradação proporcionadas pelo ser humano. A ganância e o desrespeito do ser humano sempre foram constantes na relação entre homem e natureza. Temos muito a aprender com os indígenas neste aspecto. Eles sempre souberam respeitar a natureza, pois sabem que sua existência depende diretamente do meio ambiente. Pena que o homem branco "civilizado" também tem ameaçado de extinção dos indígenas.

Poluição Sonora

Quando e como ocorre

A polução sonora ocorre quando num determindado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida dos indivíduos.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:

· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

Recomendações importantes:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade:

Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)

- torneira gotejando (20 db)
- música baixa (40 db)
- conversa tranqüila (40-50 db)
- restaurante com movimento (70 db)
- secador de cabelo (90 db)
- caminhão (100 db)
- britadeira (110 db)
- buzina de automóvel (110 db)
- turbina de avião (130 db)
- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo próximo (140 db)

Você sabia?

- É comemorado em 7 de maio o Dia do Silêncio.


- Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro.